Ano novo, estilos diferentes. Porém, algumas começaram em 2017 e continuarão… na vida e na web.

Tendências Web, você conhece ou já ouviu falar no Flat Design? É aquele design plano, clean; sem muitos efeitos e outras coisas que possam causar poluição ou interferência visual.

Esse estilo, que tem perdurado por alguns anos nas preferências dos designers; está, aos poucos, dando lugar a diferentes formas de comunicar. Não acredito que ele acabará, afinal tem muitos elementos bacanas nesse estilo. Mas existe uma tendência em trazer mais dinamismo e movimento à comunicação web.

Vamos ver o que está vindo por aí nesse mundo de web design.

 

 

1. Microinterações

Microinterações são pequenas e sutis animações que interagem de alguma forma com o usuário e; por isso, têm um papel muito importante na interface e na experiência do usuário (UX/UI Design); especialmente para as versões de dispositivos móveis; onde você tem um envolvimento diário.

São essas pequenas interações que fazem com que a navegação seja facilitada e a experiência seja mais agradável e natural.

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018

 

 

2. Gradiente

Na era do flat design, o gradiente sumiu… Mas ele voltou em 2017, só que de uma forma mais elegante do que antes.

Investir no gradiente vale a pena; principalmente quando você vê algumas grandes marcas usando essa nova tendência de forma bem sutil. O Instagram, por exemplo, mudou  seu design no último ano.

 

 

3. Duotone

Popularizado principalmente pelo uso na identidade visual do Spotify (chamado por alguns, inclusive; de “efeito spotify”) o Duotone tende a ganhar ainda mais força nos próximos anos.

 

Porém, já é possível observar o uso crescente dessas duas técnicas combinadas.

A união da dupla exposição com o Duotone cria um efeito interessante; como o designer gráfico Thomas Dimetto explorou muito bem em seu projeto que utiliza fotografias e cores contrastantes.

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018 - Duotone exposição

 

 

4. Cinemagraphs

Dar movimento a imagens aparentemente estáticas parece ser uma forte tendência; principalmente com a popularização dos GIF’s nos últimos anos.

 

Um cinemagraph consegue unir o melhor dos dois mundos. O dinamismo do vídeo e a praticidade e leveza de uma imagem estática.

Podemos aguardar um uso cada vez mais comum desse recurso em projetos web, como em páginas iniciais de sites

 

 

5. Menos continua sendo Mais

Taí… o minimalismo ainda está em alta, mas está em um novo nível. Faz parte disso: títulos maiores e sobressalentes e ícones mais simples e universais.

Tudo isso baseado no complexo de redução, termo criado por Michael Horton, que vem sendo usado por grandes marcas.

Criar designs minimalistas sim, mas sempre pensando na experiência do usuário. Reduzir elementos nem sempre é a melhor solução, tudo depende da pretensão real de cada projeto.

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018 - Menos é Mais

 

 

 

6. Scrolling e Paralax

O Scrolling longo (ou infinito) já vem sendo usado por alguns sites, como Pinterest, Facebook e Instagram. Nesse tipo de scrolling, você rola a página e, quando chega ao rodapé, o site carrega mais conteúdo automaticamente.

Esta reinvenção na navegação é uma técnica muito bem aceita, e usada nos dispositivos móveis; pois ajuda na absorção rápida de mais conteúdo sem interrupção nenhuma. E com certeza continuará sendo uma tendência web 2018

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018 - scrolling

 

 

O Parallax é uma técnica que permite que o primeiro plano e o fundo se movimentem em velocidades diferentes; criando uma ilusão de profundidade e imersão.

Usando o Parallax de forma coerente; além de um visual diferenciado, ainda dá para contar uma história ao usuário usando apenas elementos gráficos.

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018 - paralax

 

 

7. Tipografia Criativa

Como chamar a atenção do espectador à sua mensagem principal? Aposte na tipografia criativa.

Títulos grandes e chamativos são uma forte tendência, que poderá ser cada vez mais explorada nos próximos anos.

Outra tendência para web é a tipografia com uma parte coberta por imagens e outros elementos; assim como as revistas fazem há bastante tempo.

No conceito abaixo, por exemplo, o designer Manuel Rovira utilizou esse recurso na palavra “Synopsis”.

 

A tipografia “caótica” também está ganhando cada vez mais espaço.

Muitos designers estão deixando a ordem para trás e apostando em um estilo ousado, que, quando bem utilizado, pode criar um efeito interessante, como utilizado nesse layout criado pelo designer Roman Naumenkov:

Ronan Rabelo - Web Designer, Designer Gráfico, Tendencias em web para 2018 - tipografia

 


Conclusão

A gente poderia ficar falando de muitas outras tendências web 2018 ou para os próximos anos; mas nesse artigo eu quis me concentrar em apenas sete.

É claro que tendências não aparecem somente de um ano para o outro. Na realidade, o design e outras áreas criativas são dinâmicas e novos estilos, tendências e técnicas nunca param de surgir.

Cabe a cada profissional identificar essas mudanças (muitas vezes sutis) e decidir quando aplicá-las em seu trabalho; para que ele seja cada vez mais relevante ao mercado.

Deixe seu comentario