Antes de mais nada precisamos definir e conhecer o que quer dizer a palavra redesign:

Redesign: n (change in design) redesenho sm; reestruturação sf. vtr (change design of) replanejar vt; v Replanejar, planejar novamente.
(re)fazer, (re)formar, (re)dimensionar, (re)distribuir, (re)organizar, (re)locar, (re)layoutar, (re)orientar, (re)criar, etc.

De acordo com a Wikipedia:

O redesign é a reformulação do design de algo. Essa necessidade de renovação surge por diversas razões. Pode ser pelo aparecimento de novas técnicas, de novos materiais, para eliminar falhas existentes ou como estratégia de marketing para renovar o produto no mercado.

O termo design tem também outra forma de interpretação além de desenho. Pode ser compreendido como projetoprojetar. Portanto, o redesign poderia ser entendido como reprojetarreformular não só conceitos visuais, mas sistemas, produtos, etc.

Todas estas palavras fazem parte do significado de REDESIGN.

 

Redesign
Mas por que a importância de refazer algo que estava feito?

Há várias razões que podemos salientar, dentre estas: fatores econômicos, mercadológicos, fatores da atualidade como novas tendências, novos materiais, novas ferramentas, uma visão estratégica focada em um público alvo específico. Fazer o redesign de algo pode ser o ponto crucial para o crescimento de uma empresa…

 

apple redesign ronan rabelo web designer designer grafico

 

Vejamos o exemplo a seguir: Paulo tem uma empresa no setor de móveis. Essa empresa era voltada para o público C e D…Por fatores de localização da empresa, marketing boca a boca, e pela diferenciação da mesma no setor , ela passou a atingir um público acima da classe C, indo ao encontro de um público que não era o alvo dele. A marca de Paulo foi projetada para atrair o público que ele tinha como foco, C e D. Mas como houve essa mudança, seria um ótimo momento para o empresário investir em sua marca, focando neste novo público que lhe surgiu. Fazendo com que todos os traços de sua marca e de sua comunicação falasse a língua daquele público em específico. Este seria um ótimo motivo de por que redesenhar a marca de Paulo.

 

bmw redesign ronan rabelo web designer designer gráfico blog

 

Outro exemplo poderia ser de uma empresa que contratou alguém que não era apto a criar uma marca para suas demandas. E recebeu uma marca mal-feita ou com erros que poderão ser percebidos numa impressão, ou em simples veiculação na internet. O processo para criar uma marca é trabalhoso, e exige muito estudo e pesquisa, além de ser um trabalho técnico que exige certos conhecimentos em design, tipografia, comunicação, marketing, etc.

Muitas empresas acabam fazendo um redesign de forma inapropriada, ou simplesmente sem saber o momento exato para fazer isso. Este tipo de redesign pode afetar seu negócio quando não planejado. Simplesmente fazer redesign por que todas grandes empresas estão fazendo é um erro. O redesign deve ser feito a partir da necessidade, que pode ser notada através de uma pesquisa de mercado.

Grandes empresas mudaram recentemente suas marcas, pois notaram em seu nicho a necessidade de se diferenciar entre as demais, também com muito foco no que seu público estava querendo. A velocidade que as coisas evoluem hoje em dia é um ponto importante a salientar.

 

google redesign ronan rabelo web designer designer gráfico blog

 

Empresas que antes usavam sua marca durante décadas, estão tendo que se reposicionar no mercado muito rapidamente, e essa mudança significativa, dá-se pelo fato de que os consumidores estão exigindo mais das empresas. Estão mais antenados no que elas fazem ou deixam de fazer. O consumidor não quer ser apenas telespectador, ele quer participar do processo de construção, transformação da empresa.

audi redesign ronan rabelo web designer designer gráfico blog

 

E você? Quer atualizar a sua marca seu site ou loja, com as novas tendências e conceitos do mercado?

Deixe seu comentario